Relevo

 

O relevo do arquipélago é diversificado, apresentando cada ilha a sua especificidade. Todas as ilhas são de origem vulcânica, predominando, nas ilhas orientais, vestígios sedimentares. O relevo é bastante acidentado nas ilhas de Sto Antão, S. Nicolau, Santiago, Fogo e Brava. Nas ilhas orientais, Sal, Boa vista e Maio, predominam formas de relevo planas e pequenas elevações, enquanto que S. Vicente e Sta Luzia têm uma morfologia intermédia.

Nas ilhas montanhosas, as paisagens são dominadas por vales profundos e estreitos, picos, cimos estreitos e alongados, cutelos e amplas superfícies planalticas, as achadas. Também se encontram em todas as ilhas, formas vulcânicas como cones, crateras e caldeiras, evidenciando as crateras no Pico e Chã das Caldeiras no Fogo, Fundo Grande na Brava, Viana e Calhau em S. Vicente e Topo de Coroa em Sto Antão.

Existem casos de acumulação arenosa que originam dunas com a sua forma expressiva em crescente, como na praia de Chave, na Boa vista e no sul de Sto Antão a oeste do Porto Novo.

 

Topónimo

Localização / Ilha

Altitude

(m)

Pico do Fogo 

Ilha do Fogo

2.829 metros

Topo da Coroa

Ilha de Sto Antão

1.979 metros

Pico de Antónia

Ilha de Santiago

1.392 metros

Monte Gordo

Ilha de S. Nicolau

1.304 metros